Instituto de Pesquisa: 11 anos de atividades em prol de mais saúde e vida
O Complexo Pequeno Príncipe tem um forte compromisso com a saúde das crianças e dos adolescentes. Nessa jornada em prol da vida foi fundado o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que nesta quarta-feira, dia 26, completa 11 anos em atividade – 12 de fundação. A unidade investiga doenças complexas da infância e busca, por meio de estudos científicos, novos métodos de diagnóstico precoce e formas de tratamento mais assertivos. Os resultados têm gerado impactos positivos na redução da mortalidade infantojuvenil.
O Instituto conta com equipamentos com tecnologia de ponta e uma equipe altamente capacitada para a realização de seus diversos projetos. São 15 pesquisadores envolvidos em 91 estudos, divididos em sete linhas de pesquisa. Somente em 2016, foram registradas 43 publicações em importantes veículos científicos.
Em mais de uma década de atividades, o Instituto de Pesquisa tem realizado importantes projetos. Como o 150 Mil Chances de Vida, que visa detectar em bebês uma mutação relacionada ao desenvolvimento de um câncer predominantemente pediátrico, o tumor de córtex adrenal, e diagnosticar casos de imunodeficiências primárias. Até o início do segundo semestre de 2017, serão feitos 150 mil testes genéticos com esse objetivo em cinco Estados brasileiros – Paraná, Acre, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina – e 300 mil pessoas serão beneficiadas.
Os investimentos em estrutura para viabilização das pesquisas têm sido significativos, como a implantação do primeiro Biobanco do Paraná responsável pela coleta, armazenamento e gerenciamento de amostras de diversos materiais humanos. A análise de tecidos, sangue, RNA e DNA, entre outros, fornece informações imprescindíveis para o desenvolvimento de pesquisas em Oncologia, por exemplo. Há, ainda, a implantação do Laboratório Genômico, previsto para o segundo semestre de 2017, que permitirá a melhoria da intervenção médica e a aplicação de testes mais precisos, além do diagnóstico precoce e diferenciado.
“Em nossa história, temos tido muitas conquistas no campo dos estudos científicos e proporcionado mais esperança, saúde e qualidade de vida a milhares de meninos e meninas de todo o país. Com o apoio de empresas e cidadãos, seguimos nessa jornada que tem gerado impactos positivos na vida de crianças e adolescentes”, finaliza a diretora-geral do Instituto de Pesquisa, Ety Cristina Forte Carneiro.